A burocracia pode parecer um grande entrave para o empreendedorismo no Brasil. Mas a verdade é que todas as empresas lidam com isso e muitas superam esse obstáculo e têm sucesso em suas atividades.
São registros em juntas comerciais, inscrições na Receita Federal, Fazenda Estadual, Fazenda Municipal, obtenção de licenças, autorizações, alvarás, dentre outros, que são necessários para iniciar as atividades de forma regular perante as autoridades competentes.
Estar em desacordo com qualquer dessas obrigações pode causar multas e até o fechamento do estabelecimento ou de sua empresa. Infelizmente, muitas vezes, tentar navegar por esses procedimentos pela primeira vez sem instrução adequada pode causar problemas por preenchimento inadequado de formulários e até a desistência do empreendedor por não conseguir concluir algum registro ou solicitação perante órgãos públicos.
Por isso, o acompanhamento por profissionais capacitados, sejam contadores, paralegais, assessores jurídicos e outros possibilita a obtenção e manutenção do cumprimento dos requisitos legais para o início regular de suas atividades e o bom funcionamento de sua empresa.
Texto: Ubajara Arcas Dias