Em continuação à abordagem dos aspectos jurídicos essenciais para o empreendedor, cumpre destacar a grande relevância, para o sucesso da empresa, da elaboração de contratos para conferir segurança jurídica às atividades a serem desenvolvidas.
Esses instrumentos devem ser bem estruturados e adequados ao negócio, compreendendo aspectos práticos do setor e das atividades da empresa, com cláusulas específicas que deem o correto tratamento às especificidades do seu ramo de atuação.
Seja com investidores, fornecedores ou com clientes, é imprescindível que um contrato contenha cláusulas com o objeto claro a ser entregue, prazos, preços, responsabilidades, obrigações das partes, garantias, bem como cláusula estabelecendo a forma de prevenir e solucionar divergências entre as partes.
Não é raro encontrar contratos feitos sem assessoria jurídica que acabam gerando diversos problemas. As ferramentas na internet, como modelos prontos e a inteligência artificial, estão disponíveis para todos, mas, como qualquer ferramenta, é necessário o profissional adequado para operá-la. Cuide do seu negócio.
Texto: Ubajara Arcas Dias