Segundo o IBGE, em Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo 2022, 20% das empresas empregadoras não sobrevivem ao primeiro ano de existência1 e 60% fecham em até cinco anos2. Empreender é uma tarefa que exige muito planejamento, o entendimento das nuances do mercado em que se deseja atuar e a busca constante de soluções condizentes com seu tamanho, objetivo e perfil, diante de cada passo a ser tomado. E isso passa pelos aspectos jurídicos de cada mercado.
É preciso entender que uma estrutura societária adequada permite o funcionamento sem interrupções e percalços para sua empresa. Para isso, há de se ressaltar a importância de se identificar o tipo societário mais apropriado, se uma sociedade limitada, se uma sociedade por ações, elaborar um contrato social ou estatuto social que seja claro, garanta os direitos e deveres de sócios e administradores e contenha os mecanismos para prevenção e solução de conflitos. Um acordo de sócios pode complementar e ajudar nesses objetivos, sem mencionar ainda outros instrumentos societários que podem se mostrar necessários e úteis.
Não é raro encontrar empresas que têm, por exemplo, dois sócios com 50% cada um, o que pode se tornar um grande problema quando não há um entendimento entre eles, impossibilitando a tomada de decisões e até a continuidade da empresa. Uma assessoria jurídica ajuda a evitar, desde o início, situações como essa. Durante a vida empresarial, geralmente também se faz necessária a revisão da estrutura societária, para se averiguar se ela continua adequada ao momento da empresa.
Fique atento aos aspectos societários de sua empresa e se eles ajudam ou dificultam suas atividades empresariais.
Fonte:
(1) https://lnkd.in/dYWgmHK2
(2) https://lnkd.in/dt3jG9JC
Texto: Ubajara Arcas Dias